A Esclerose Múltipla (EM) é uma doença inflamatória crónica que afecta o sistema nervoso central. O cérebro e a espinal medula são ambos afectados pela formação de um tecido que vai endurecendo parecido com uma cicatriz que bloqueia a comunicação do Sistema Nervoso Central com o resto do corpo. Este bloqueio pode provocar visão dupla, desequilíbrio, falta de memória, fadiga, falta de força e sensibilidade nos membros, caso ocorra no cérebro. No caso de ocorrer na espinal medula os sintomas são o entorpecimento e fraqueza dos membros, perturbações da bexiga, espasmos, dormência, dores, rigidez dos membros e dificuldades de locomoção.
Existem vários tipos de EM:
- EM surtos/remissões em que os doentes sofrem surtos, sendo seguidos por períodos de remissão com recuperação parcial ou completa.
- EM progressiva primária em que os doentes não sofrem surtos nem remissões, a doença instala-se progressivamente.
- EM progressiva secundária em que os doentes sofrem surtos e não tem uma recuperação completa permitindo a doença ir progredindo ao longo do tempo.
O tratamento da EM consiste em fazer uma alimentação equilibrada, exercício físico adequado, manter um estilo de vida activo e tomar os fármacos prescritos.
Para uma melhor percepção desta patologia pode consultar o site da Sociedade Portuguesa de Esclerose Múltipla (SPEM) aqui.
Fontes:
Este tema é bastante delicado. Tenho um caso de esclerose múltipla na família e reconheço que é difícil encarar a doença e enfrentá-la. A alimentação equilibrada é bastante importante e quero, mais uma vez, felicitar-te por abordares este tema, contribuindo para a cultura geral de quem pesquisa sobre esta patologia.
ResponderEliminarQuero também realçar que na nossa sociedade é cada vez mais importante que a informação nos seja apresentada clara e inequivocamente, pelo que sou admirador da forma como escreves e expões os temas que abordas.
Continuação de bom trabalho!
Obrigado Hugo.
ResponderEliminarÉ sempre bom ter um feedback positivo e serve de motivação para continuar a publicar posts.A minha ideia é tentar passar a informação de uma forma simples e clara de forma a ser compreendida por todos. Poder fornecer também boas fontes de informação é outro dos objectivos.